Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Secretários e adjuntos são capacitados em temas de comunicação e relacionamento com a imprensa

Publicação:

Grupo reunido em um salão com dois telões ao fundo
Secretários, adjuntos, palestrantes e a equipe da Secom - Foto: Gustavo Mansur
Pessoas de costas observam a secretária Tânia falando no microfone
Midia Training Secom - Foto: Gustavo Mansur

A Secretaria de Comunicação (Secom) realizou, no sábado (25/11), uma imersão em comunicação voltada para secretários e adjuntos do governo do Estado. A primeira edição do Secom Training foi realizada no Hotel Deville, em Porto Alegre. Ao longo de sete horas, foram apresentados temas como oratória, jornais impressos, rádio, televisão, mídias sociais e conceitos que norteiam o governo.
A titular da Secom, Tânia Moreira, falou sobre a arte de falar em público e a importância de se expressar de forma clara. “A comunicação é essencial no setor público, e o nosso objetivo é levar informação responsável e transparente aos cidadãos”, disse.
O secretário adjunto da Secom, Alexandre Elmi, contextualizou sobre a evolução da comunicação e o momento atual do consumo de informação. “O ambiente de comunicação se transformou profundamente e precisamos entender essa nova lógica”, destacou.
Em um painel sobre televisão, a diretora-geral da Secom, Zete Padilha, abordou as mudanças no comportamento de quem assiste às emissoras. “O telespectador hoje se transformou em agente ativo na informação. Assumiu um outro tipo de posicionamento e influência”, afirmou.
Como lidar com essas mudanças e as dicas práticas para um bom atendimento da imprensa também estiveram presentes na fala de Carlos Ismael Moreira, assessor de imprensa do governador Eduardo Leite, e no painel sobre rádio, apresentado por Camila Diesel e Lucas Rivas, respectivamente coordenadores de comunicação das secretarias da Cultura (Sedac) e da Segurança Pública (SSP).
Legislação e recomendações para o uso institucional de redes sociais foram o tema do painel do coordenador da Procuradoria Setorial da Secom, Paulo Emílio Dantas, e do diretor de Redes Sociais, Guilherme Hamm. Os secretários e seus adjuntos conheceram em primeira mão o Manual de Boas Práticas em Redes Sociais, que será disponibilizado em breve para todo o governo.
Com uma fala voltada para as redes sociais, o publicitário Rafa Bandeira apresentou o uso de inteligência artificial e as técnicas para desenvolvimento de materiais digitais. E o evento encerrou-se com a palestra do publicitário Fábio Bernardi, CEO da agência HOC, responsável pela criação da marca da gestão “O futuro nos une”.

Texto: Camila Martins

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul