Veja as estratégias adotadas pela Secom para ampliar o alcance das ações do governo
Medidas estreitam o relacionamento do Executivo com a imprensa e a sociedade
Publicação:

A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) tem como premissa adotar estratégias comunicacionais que estreitem o relacionamento do governo com a imprensa e a sociedade, além de ampliar o alcance das ações governamentais e dinamizar as solenidades de anúncios e entregas do Executivo estadual. Na terça-feria (18/2), data em que foi lançada a Agenda da Educação para os próximos 10 anos, a Secom reuniu, pela manhã, jornalistas especializados no tema para uma apresentação técnica. O encontro possibilitou que a imprensa se apropriasse do assunto e pudesse tirar todas as dúvidas. À tarde, houve uma apresentação mais ampla do programa, com a presença da sociedade. O formato já havia sido adotado anteriormente no lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, em outubro de 2024. Veja algumas das ações realizadas recentemente pela Secom:
Desassorear RS
A Secom montou uma força-tarefa para viabilizar o evento de lançamento do programa Desassorear RS, realizado em janeiro deste ano, no Arroio Pedrinho, em Bento Gonçalves. O ato contou com interações ao vivo a partir de Arroio do Meio, Santa Maria e Guaíba.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), jornalistas da Secom visitaram as cidades envolvidas para avaliar as condições de conectividade e realizar testes de transmissão, garantindo a viabilidade de participação remota das prefeituras durante o lançamento do programa. Para garantir a transmissão da cerimônia principal, na Serra, foi utilizado um sistema de internet via satélite.
Durante o evento, transmitido ao vivo pelo canal do governo no YouTube, o governador Eduardo Leite interagiu, por meio de chamadas de vídeo, com prefeitos e vice-prefeitos dessas cidades. Além de uma transmissão eficiente, a expertise da Secom permitiu ao público acompanhar, em tempo real, o início dos trabalhos em diversos municípios.
Campanhas publicitárias
Em setembro de 2024, em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), foi lançada a Campanha Nacional de Turismo, uma das maiores iniciativas de promoção turística já vistas no Estado. A campanha teve como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes, que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. A ampla estratégia de marketing abrangeu comerciais de TV, spots de rádio, anúncios em aeroportos e ações de mídia digital.

Em fevereiro deste ano, a Secom está promovendo outra importante campanha publicitária. Desta vez, sobre a volta às aulas na Rede Estadual e o programa Todo Jovem na Escola. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas no dia 13 de fevereiro, data que marcou a abertura do ano letivo de 2025. A campanha destaca, também, a distribuição inédita e gratuita de uniformes para todos os estudantes das escolas estaduais.

O objetivo da ação é disseminar informações sobre o Todo Jovem na Escola, bem como envolver toda a sociedade na construção de um novo momento na educação gaúcha, com empenho total do governo do Estado para alavancar a qualidade do ensino.
Exposição Além das Águas
Em fevereiro deste ano, a Secom realizou, no Palácio Piratini, a exposição “Além das águas: uma crônica visual sobre a enchente e a reconstrução”. Uma equipe da pasta foi responsável pela curadoria e montagem da exposição.

A mostra reuniu 33 fotografias registradas por profissionais que atuaram durante as enchentes de 2024. As imagens retratam desde os primeiros resgates até as etapas da reconstrução. De grande valor histórico, a mostra teve como objetivo documentar os impactos do desastre meteorológico, retratando a resiliência e a força do povo gaúcho.
Agenda da Educação e Plano de Desenvolvimento
No relacionamento com a imprensa, a Secom também está utilizando um novo formato. Quando se trata de ações estratégicas, antes das solenidades de lançamento, a pasta tem convidado jornalistas para participarem de reuniões em que são apresentados, previamente, as metas, os investimentos e os benefícios de cada ação para a sociedade. Essa abordagem já foi adotada em duas ocasiões: nos eventos de lançamento da Agenda da Educação 2025 – 2035, em fevereiro de 2025, e do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, em outubro de 2024.

Balanço de fim de ano
Ainda em dezembro de 2024, a Secom realizou uma solenidade de balanço no Palácio Piratini, para destacar as principais iniciativas do governo ao longo do ano. Foram utilizados diversos recursos criativos e tecnológicos para apresentar as entregas do governo de uma forma diferenciada, buscando estreitar a ligação da administração pública com a sociedade civil.

A Secom compilou as ações do governo e reuniu fotografias, além de buscar histórias reais e inspiradoras para apresentação durante o evento. A cerimônia contou com apresentações que retrataram a superação do povo gaúcho diante dos desafios enfrentados. Além disso, com o uso de inteligência artificial, foi criada uma personagem fictícia para transmitir uma mensagem tocante ao público.
Rede de Rádios
A Secom também realizou, em dezembro do ano passado, no Palácio Piratini, o evento Rede de Rádios com o governador. Na ocasião, o gestor concedeu entrevista a emissoras de rádio do interior do Estado para realizar um retrospecto das principais ações de 2024. Durante cerca de uma hora, Leite respondeu a perguntas dos jornalistas sobre diversos assuntos, como prevenção de desastres e infraestrutura. A entrevista foi retransmitida, ao vivo, por uma rede de mais de 300 rádios gaúchas, além do canal do governo no Youtube.

Dragagem
Em dezembro de 2024, a Secom enviou um profissional de imagem para fazer registros da dragagem do canal de Itapuã, em Viamão. A ação integra o Programa Estratégico de Reconstrução, que tem o objetivo de restaurar e ampliar a infraestrutura gaúcha para navegação, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

O fotógrafo Jürgen Mayrhofer viajou de barco até o local para fazer fotos e vídeos das operações e utilizou drones para captar imagens aéreas dos trabalhos. Em seguida, a Secom realizou coletiva de imprensa, com a presença de secretários de Estado e de representantes da Portos RS, para detalhar as ações e os investimentos realizados por meio do programa, abastecendo a imprensa com os materiais produzidos pela pasta.
Texto e edição: Secom