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Veja as estratégias adotadas pela Secom para ampliar o alcance das ações do governo

Medidas estreitam o relacionamento do Executivo com a imprensa e a sociedade

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Coletiva para emissoras de rádios do Estado
Durante coletiva para emissoras de rádio, Leite foi homenageado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão - Foto: Vitor Rosa/Secom

A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) tem como premissa adotar estratégias comunicacionais que estreitem o relacionamento do governo com a imprensa e a sociedade, além de ampliar o alcance das ações governamentais e dinamizar as solenidades de anúncios e entregas do Executivo estadual. Na terça-feria (18/2), data em que foi lançada a Agenda da Educação para os próximos 10 anos, a Secom reuniu, pela manhã, jornalistas especializados no tema para uma apresentação técnica. O encontro possibilitou que a imprensa se apropriasse do assunto e pudesse tirar todas as dúvidas. À tarde, houve uma apresentação mais ampla do programa, com a presença da sociedade. O formato já havia sido adotado anteriormente no lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, em outubro de 2024. Veja algumas das ações realizadas recentemente pela Secom:

Desassorear RS

A Secom montou uma força-tarefa para viabilizar o evento de lançamento do programa Desassorear RS, realizado em janeiro deste ano, no Arroio Pedrinho, em Bento Gonçalves. O ato contou com interações ao vivo a partir de Arroio do Meio, Santa Maria e Guaíba.

Lançamento do Programa Desassorear
Na transmissão da cerimônia principal foi utilizado um sistema de internet via satélite - Foto: Vitor Rosa/Secom

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), jornalistas da Secom visitaram as cidades envolvidas para avaliar as condições de conectividade e realizar testes de transmissão, garantindo a viabilidade de participação remota das prefeituras durante o lançamento do programa. Para garantir a transmissão da cerimônia principal, na Serra, foi utilizado um sistema de internet via satélite.

Durante o evento, transmitido ao vivo pelo canal do governo no YouTube, o governador Eduardo Leite interagiu, por meio de chamadas de vídeo, com prefeitos e vice-prefeitos dessas cidades. Além de uma transmissão eficiente, a expertise da Secom permitiu ao público acompanhar, em tempo real, o início dos trabalhos em diversos municípios.

Campanhas publicitárias

Em setembro de 2024, em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), foi lançada a Campanha Nacional de Turismo, uma das maiores iniciativas de promoção turística já vistas no Estado. A campanha teve como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes, que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. A ampla estratégia de marketing abrangeu comerciais de TV, spots de rádio, anúncios em aeroportos e ações de mídia digital.

Lançamento da Campanha Nacional do Turismo
Iniciativa inédita vai investir R$ 30 milhões na atração de turistas, apresentando o Estado como um destino resiliente e seguro - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Em fevereiro deste ano, a Secom está promovendo outra importante campanha publicitária. Desta vez, sobre a volta às aulas na Rede Estadual e o programa Todo Jovem na Escola. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas no dia 13 de fevereiro, data que marcou a abertura do ano letivo de 2025. A campanha destaca, também, a distribuição inédita e gratuita de uniformes para todos os estudantes das escolas estaduais.

Campanha de volta às aulas na Rede Estadual
O objetivo da campanha é disseminar informações sobre o Todo Jovem na Escola - Foto: Reprodução

O objetivo da ação é disseminar informações sobre o Todo Jovem na Escola, bem como envolver toda a sociedade na construção de um novo momento na educação gaúcha, com empenho total do governo do Estado para alavancar a qualidade do ensino.

Exposição Além das Águas

Em fevereiro deste ano, a Secom realizou, no Palácio Piratini, a exposição “Além das águas: uma crônica visual sobre a enchente e a reconstrução”. Uma equipe da pasta foi responsável pela curadoria e montagem da exposição.

Exposição de imagens da tragédia que se abateu sobre o Estado em 2024
A curadoria e a montagem da exposição são de responsabilidade de um time de profissionais da Secretaria de Comunicação - Foto: : Jürgen Mayrhofer/Secom

A mostra reuniu 33 fotografias registradas por profissionais que atuaram durante as enchentes de 2024. As imagens retratam desde os primeiros resgates até as etapas da reconstrução. De grande valor histórico, a mostra teve como objetivo documentar os impactos do desastre meteorológico, retratando a resiliência e a força do povo gaúcho.

Agenda da Educação e Plano de Desenvolvimento

No relacionamento com a imprensa, a Secom também está utilizando um novo formato. Quando se trata de ações estratégicas, antes das solenidades de lançamento, a pasta tem convidado jornalistas para participarem de reuniões em que são apresentados, previamente, as metas, os investimentos e os benefícios de cada ação para a sociedade. Essa abordagem já foi adotada em duas ocasiões: nos eventos de lançamento da Agenda da Educação 2025 – 2035, em fevereiro de 2025, e do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, em outubro de 2024.

Apresentação da Agenda da Educação para os próximos dez anos
Documento reúne ações estratégicas para um salto na qualidade da educação em dez anos - Foto: Vitor Rosa/Secom

Balanço de fim de ano

Ainda em dezembro de 2024, a Secom realizou uma solenidade de balanço no Palácio Piratini, para destacar as principais iniciativas do governo ao longo do ano. Foram utilizados diversos recursos criativos e tecnológicos para apresentar as entregas do governo de uma forma diferenciada, buscando estreitar a ligação da administração pública com a sociedade civil.

Eduardo Leite e Gabriel Souza divulgam balanço de 2024
Leite lembrou as dificuldades enfrentadas, exaltando a importância da coletividade para que o Estado se reerguesse - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

A Secom compilou as ações do governo e reuniu fotografias, além de buscar histórias reais e inspiradoras para apresentação durante o evento. A cerimônia contou com apresentações que retrataram a superação do povo gaúcho diante dos desafios enfrentados. Além disso, com o uso de inteligência artificial, foi criada uma personagem fictícia para transmitir uma mensagem tocante ao público.

Rede de Rádios

A Secom também realizou, em dezembro do ano passado, no Palácio Piratini, o evento Rede de Rádios com o governador. Na ocasião, o gestor concedeu entrevista a emissoras de rádio do interior do Estado para realizar um retrospecto das principais ações de 2024. Durante cerca de uma hora, Leite respondeu a perguntas dos jornalistas sobre diversos assuntos, como prevenção de desastres e infraestrutura. A entrevista foi retransmitida, ao vivo, por uma rede de mais de 300 rádios gaúchas, além do canal do governo no Youtube.

Entrevistas para emissoras de rádio Balanço de 2024
Entrevista com Eduardo Leite foi retransmitida, ao vivo, por uma rede de mais de 300 rádios gaúchas - Foto: Vitor Rosa/Secom



Dragagem

Em dezembro de 2024, a Secom enviou um profissional de imagem para fazer registros da dragagem do canal de Itapuã, em Viamão. A ação integra o Programa Estratégico de Reconstrução, que tem o objetivo de restaurar e ampliar a infraestrutura gaúcha para navegação, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

Dragagem do canal de Itapuã
Serviço em área de 260 mil metros quadrados removerá até 185 mil metros cúbicos de sedimentos - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O fotógrafo Jürgen Mayrhofer viajou de barco até o local para fazer fotos e vídeos das operações e utilizou drones para captar imagens aéreas dos trabalhos. Em seguida, a Secom realizou coletiva de imprensa, com a presença de secretários de Estado e de representantes da Portos RS, para detalhar as ações e os investimentos realizados por meio do programa, abastecendo a imprensa com os materiais produzidos pela pasta.

Texto e edição: Secom

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