Tânia Moreira visita veículos e busca regionalização da comunicação

pelotasaleluia
No programa Pelotas 13 Horas da Rádio Universidade, Clayton Rocha destacou a importância de ter um governador de Pelotas - Foto: Michelle Raphaelli

Com o objetivo de aproximar o governo do Estado e a imprensa, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, visitou veículos de segunda (28) até quarta-feira (30), em Pelotas. De acordo com Tânia, o desafio é conhecer bem a estrutura e o perfil dos meios de comunicação e suas demandas em relação ao público. E dessa forma entregar à imprensa o conteúdo regionalizado para cumprir com agilidade e qualidade o papel de informar. A ideia é oferecer material em áudio, vídeo ou texto, de acordo com o interesse das cidades.

“Regionalizar a comunicação significa levar a cada região o que realmente precisam. É um trabalho maior e mais detalhado, mas que vai atender de forma mais eficiente os veículos e os cidadãos", explicou Tânia Moreira.

Em Pelotas foram visitados 18 veículos entre jornais, rádios e televisões. Muitas observações e sugestões trazidas por diretores, jornalistas e produtores de conteúdo contribuíram para reforçar o plano de comunicação do governo.

pelotasvale
Visita da secretária de Comunicação à Rádio Pelotense - Foto: Michelle Raphaelli

Ao visitar a Rádio Pelotense, que tem compromisso com 80 municípios na sua audiência, ficou firmado o compromisso de agilidade e personalização das informações. “O que interessa para uma cidade, talvez não sirva para outra”, comentou Luciana Markus, diretora da emissora.

rbstvvv
Visita à RBS TV de Pelotas foi bem produtiva esta semana - Foto: Michelle Raphaelli

Na RBS TV, a coordenadora de jornalismo Alessandra Senna explicou que velocidade e prestação de serviço são primordiais para a TV. Segundo ela, o veículo está entre a população e a resposta dos órgãos públicos, das instituições, e essa informação precisa ser ágil.

radioimi
Três rádios comunitárias foram visitadas em Pelotas. A Rádio Imigrantes (foto) foi uma delas - Foto: Michelle Raphaelli

As rádios comunitárias chamaram a atenção da secretária de Comunicação. Três rádios comunitárias foram visitadas em Pelotas – a Rádio Imigrantes, a Rádio Com 104.5 e a Rádio Princesa FM. Nessas emissoras, a simplicidade e a linguagem se destacam como as principais características. O comunicador Arlindo Link, da Rádio Imigrantes, contou que nunca imaginou receber a visita de um secretário de governo. “Que bom recebê-la aqui, isso é um sinal de mudança. Essa proximidade se parece muito com o que o nosso governador faz. O Eduardo (se referindo ao governador) esteve aqui no último fim de semana no Festival de Música e conversou com todos que se aproximaram dele”, destacou o diretor da Rádio Imigrantes.

Visitar os veículos de Pelotas foi importante, não apenas por ser a cidade do governador Eduardo Leite, mas também, segundo os próprios jornalistas, porque existe uma exigência extra do público local por informação do governo. Esse apontamento foi destacado por todos os jornais por onde a equipe do governo esteve.

diariopopuvale
Diário Popular foi outro veículo visitado por Tânia Moreira - Foto: Michelle Raphaelli

No Diário Popular, a diretora do jornal, Virgínia Fetter, destacou: “Achamos positivo ter esse contato para falar e dividir as preocupações a respeito da comunicação. É importante porque estamos na cidade do governador".

manhãaa
Troca de experiências jornalísticas ocorreu no Diário da Manhã - Foto: Michelle Raphaelli

Já no Diário da Manhã, o diretor do impresso, Hélio Freitag, disse estar correta a postura do governo de dar importância e valorizar o papel da imprensa.

tradicaoooo
Jornal Tradição foi visitado e regionalização da notícia foi destacada - Foto: Michelle Raphaelli

Na redação do jornal Tradição também ficou reforçada a ideia da regionalização da informação. “Estamos alinhados com prefeituras de 13 cidades aqui na região Sul. Temos interesse em receber informações do governo, afinal estamos na cidade do governador”, disse o diretor de jornalismo do Tradição, Adílson Cruz.

pelotasaleluia

No programa Pelotas 13 Horas da Rádio Universidade, o apresentador Clayton Rocha destacou a importância de o Estado ter um governador de Pelotas. "A expectativa da nossa região é muito maior agora. O Eduardo foi prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul, ele sabe o que a nossa região precisa. É importante que a secretária tenha vindo a Pelotas para nos ouvir e falar com os pelotenses", observou Clayton.

Foram visitados o Diário Popular, a RBS TV e Rádio Atlântida, o Pelotas 13 Horas da Rádio Universidade, Rádio Tupanci, Diário da Manhã, Rádio Imigrantes, Rádio Pelotense, Rádio Com 104.5, a TV Câmara, Rádio Princesa FM, Rádio Federal FM, Rádio Alegria, Rádio Dez 91.9, Jornal Tradição, TVC, TV Com, Rádio Cultura e a Rádio União FM.

Vale destacar que as visitas aos veículos iniciaram por Porto Alegre. Rede Pampa de Comunicação, TV Record, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Grupo Bandeirantes, SBT, RBS TV, Zero Hora, Rádio Gaúcha, Jornal do Comércio, Rede Pampa de Comunicação e O Sul foram visitados pela equipe de comunicação do governo.

Texto: Michelle Raphaelli
Edição: André Malinoski/Secom