Secretária Zete palestra sobre o mundo midiatizado para oficiais superiores da Brigada Militar
Coronéis e tenentes são alunos do Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Publicação:
Com o tema “A essência do ser e do estar no mundo midiatizado”, a secretária de Comunicação, Zete Padilha, palestrou, na tarde desta de 15 de dezembro, para Oficiais Superiores da Brigada Militar alunos do Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública.
Em quase uma hora de palestra, realizada em sala na Biblioteca Central da PUCRS, em Porto Alegre, Zete reforçou a importância da comunicação na contemporaneidade, enfatizando as mudanças que protagonizaram as pessoas como emissoras de conteúdo. “Por isso que eu nomeei a palestra como ‘essência do nosso ser e do estar’ na era em que estamos, que eu chamo de midiatizada, vivemos outro momento com relação aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. A comunicação teve o seu sentido totalmente alterado”, disse.
Os novos tempos trouxeram novas exigências. No momento, tudo é comunicação e representar grandes instituições requer responsabilidade com todos os aspectos da imagem de todo profissional. A forma de se vestir, a postura e a dicção se tornam um padrão de comportamento, que determina o pensamento geral sobre uma pessoa em questão.
Além do padrão de comportamento, um dos principais conceitos trazidos por Zete é o da transparência nas manifestações. “Lidar com transparência sempre é a melhor saída. Então, a sugestão é tratar as situações com clareza e com coerência, seja na conduta pessoal, na imagem da instituição, no gerenciamento das crises, no pensamento coletivo, de que todos fazem parte da marca e têm essa responsabilidade”, afirmou.
De acordo com a secretária, o que une todos pontos e é uma das grandes aliadas para uma boa comunicação é a empatia. Pensar previamente no interesse das pessoas e da mídia, entendendo a forma de linguagem adequada para cada situação. Essa clareza é fundamental para que a mensagem seja compreendida de forma eficaz.
Os 35 oficiais superiores presentes acompanharam atentamente as informações trazidas pela titular da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-RS). São tenentes e coronéis que estão realizando o curso que os qualifica e habilita à progressão nas suas carreiras. A especialização começou em novembro de 2022 e terminará em março de 2023.
Texto: Giovanni Disegna/Secom
Edição: Secom