Secretaria de Comunicação recebe homenagem por atuação durante as enchentes
Por meio de uma força-tarefa, a Secom gerenciou o relacionamento com a imprensa e a população durante a crise
Publicação:
Em comemoração ao Dia do Servidor Público, o governo do Estado promoveu, na segunda-feira (28/10), a entrega do Prêmio de Reconhecimento Funcional, que homenageia órgãos e estruturas que se destacaram durante o enfrentamento das enchentes. A Secretaria de Comunicação (Secom) foi uma das agraciadas na cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari com a presença do governador Eduardo Leite.
Por meio de uma força-tarefa que reuniu os diversos setores da Secom, além de profissionais de outras secretarias, o gerenciamento das relações com a imprensa e a população no decorrer da crise levou à consolidação do governo do Estado como fonte de informações confiáveis sobre o desenrolar dos eventos. Além disso, as ações também ampliou a transparência do trabalho desenvolvido em diversas frentes.
“Durante as enchentes, a comunicação mostrou sua importância ao orientar as pessoas sobre alertas meteorológicos, acesso a benefícios sociais e combate a fake news. Parabéns aos colegas da comunicação que, mesmo enfrentando dificuldades pessoais e familiares durante as enchentes, trabalharam muito para manter informados não só os gaúchos mas também os brasileiros sobre o que estava acontecendo aqui. Diante de desafios imensos, sabemos que a informação é uma ferramenta vital – e foi justamente isso que a equipe da Secom entregou à sociedade”, disse o secretário-adjunto de Comunicação, Maicon Bock.
Outra ação implementada pela Secom que merece destaque foi a criação do Núcleo de Combate à Desinformação, cujo objetivo era verificar a veracidade de informações sobre as enchentes divulgadas na internet, em colaboração com agências de fact-checking e a empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Por meio de parceria com o Ministério Público e a Polícia Civil foram investigados e punidos divulgadores de desinformação. Contando sites, domínios e perfis, 40 páginas da internet foram retiradas do ar e nove pessoas foram presas.
Os homenageados com o Prêmio de Reconhecimento Funcional foram escolhidos pelos próprios servidores, que fizeram as indicações por meio de um formulário on-line. Aqueles que receberam mais indicações enviaram representantes ao evento para receberem a honraria em nome do setor ou órgão. O prêmio foi organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom