Secretária de Comunicação prestigia o painel + Mulheres Empreendedoras

Publicação:

52266245180 6199bdf604 k
Vozes femininas compartilharam desafios e conquistas em evento no Instituto Caldeira - Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

A secretária de Comunicação, Zete Padilha, prestigiou o painel realizado pela linha de crédito “+ Mulheres Empreendedoras”, do Badesul, que reuniu vozes femininas para compartilhar seus desafios e suas conquistas. O evento realizado na tarde da segunda-feira (5/8), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, teve a participação da primeira-dama Sônia Vieira; das empreendedoras Aline Deparis, Veronicah Sella e Natiele Krassmann, que contaram suas trajetórias de vida, mostrando a força do empreendedorismo.

Para a primeira-dama, o empreendedorismo feminino tem força para atuar como um dos braços do Estado na busca por soluções. “É muito bom participar deste momento de troca de ideias. Faço votos pela presença de mais mulheres em postos de gestão em altas cúpulas, porque a presença feminina coloca luz em tudo que faz, pelo seu olhar agregador, para que possamos combater as vulnerabilidades sociais”, disse Sônia.

Veronicah e Natiele, sócias fundadoras da empresa Criamigos, uma oficina de ursos de pelúcia, salientaram a importância de falar do do tema conectado a uma questão relevante e comum do universo feminino: conciliar maternidade e o desenvolvimento profissional. "A mulher tem uma visão ampla, que a diferencia. O empreendedorismo e ainda mais o empreendedorismo feminino nos dá esse leque”, afirmou Veronicah. Capa da revista Forbes em 2021, Aline se juntou ao time de participantes e reverberou: “quando uma mulher assume um cargo, seja o cargo que for, empreendedor, presidente de uma instituição de classe, nós temos que realmente assumir o cargo enfrentando todos os seus desafios, como o ônus e bônus, com total legitimidade e orgulho".

Ao comentar  a abordagem do evento, a secretária Zete destacou o significado da escolha do governador Ranolfo Vieira Júnior pelo nome dela para assumir a pasta de Comunicação do Estado, quando seu bebê tinha apenas 11 meses de idade. “Eu me identifico com cada palavra, cada exemplo que vocês trazem. Porque nossa vida é forjada. Quem sai para esta guerra que as mulheres vivem, para exercer a profissão, sabe o quanto é complicado”, disse, ressaltando a importância do apoio dado pelo marido em sua trajetória profissional.

Badesul

O Banco de Desenvolvimento do Sul (Badesul) é uma agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O principal objetivo é a promoção do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, oferecendo consultorias e um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, de empresas privadas e de produtores rurais.

+ Mulheres Empreendedoras

O + Mulheres Empreendedores é uma linha de crédito direcionada a projetos de empreendedoras gaúchas. Os valores são de, no mínimo, R$ 25 mil e, no máximo, R$ 200 mil, com carência de três a 12 meses e, após, amortização mensal. Os financiamentos são concedidos em parceria com a Associação Garantidora de Crédito (RSGaranti). A linha beneficia empresas individuais de mulheres, pessoas jurídicas com mais de 50% do capital social feminino e empresas em que a administração seja efetivamente da mulher empreendedora. A pequena investidora que não dispõe de garantia real, utiliza a carta garantia emitida pela RSGaranti, com prazo total para a liquidação do financiamento de até 60 meses.

Texto: Giovanni Disegna/Secom
Edição: Secom