Secom RS apoia combate à desinformação em Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Equipe de secretários em frente ao Cristo Redentor
Cerimônia no Cristo Redentor marcou o compromisso de enfrentamento à desinformação. - Foto: Divulgação Governo do Rio

A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom-RS), representada pelo secretário adjunto, Alexandre Elmi, participou do 2º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação que aconteceu nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. Representantes do setor de todas as regiões do Brasil debateram os desafios da comunicação governamental com foco nas fake news. No final do encontro, uma cerimônia no Cristo Redentor marcou o compromisso de enfrentamento à desinformação com a apresentação de uma carta pelos secretários estaduais.

Alexandre Elmi assinando a carta contra a desinformação
O secretário adjunto, Alexandre Elmi, representou a Secom RS e assinou a carta com os demais secretários. - Foto: Divulgação Governo do Rio
Os gestores deram continuidade ao trabalho do Conselho Nacional de Comunicação criado em junho e presidido pelo Secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello. Com a participação de todos os estados, a principal meta é estabelecer relacionamento e intercâmbio de experiências entre as Secretarias, criar proposições coletivamente e executar políticas públicas de comunicação em todo o país, como no caso das fake news. “O conselho nacional vai ser uma ferramenta estratégica para, ao qualificar a comunicação, tornar as políticas públicas ainda mais eficientes”, disse Elmi.

A abertura do evento foi realizada no Palácio das Laranjeiras pelo governador Cláudio Castro e contou com a presença de mais de 100 jornalistas convidados. Nos dois dias de evento, os secretários discutiram os desafios das gestões estaduais, as estratégias contra a desinformação, o uso de redes sociais e a regulamentação de rádios comunitárias.

No Palácio Guanabara, secretários em volta de uma grande mesa assistem três debatedores no palco.
Os painéis debateram diversos temas de comunicação governamental. - Foto: Divulgação Governo do Rio