Qualidade de ensino na rede pública como prioridade para a Secretaria da Educação é tema do Governo em Rede
Publicação:


Construir uma formação de qualidade para os cerca de 936 mil alunos da rede pública estadual é uma das prioridades da Secretaria de Educação, disse Ronald Krummenauer, em entrevista ao programa Governo em Rede, nesta quarta-feira (26). “Queremos desenvolver uma educação de qualidade, que prepare os nossos alunos para o futuro. Com uma boa grade de formação, assim que ele concluir o ensino médio, por exemplo, e decidir ser um empreendedor, cursar uma faculdade ou participar de um concurso público, estará preparado para qualquer uma dessas etapas com facilidade”, afirmou.
O secretário disse que, para o terceiro trimestre deste ano, está dentro do planejamento da Educação a modernização da área pedagógica. “Pretendemos inserir um uso maior da tecnologia durante os ensinamentos e atividades. Nos dias atuais, é extremamente necessário que esta ferramenta seja uma aliada da educação, tanto para o crescimento do aluno quanto para o professor”, explicou.
Em relação aos reforços para a educação estadual, Krummenauer salientou que recentemente foram nomeados 269 professores para atuarem na rede pública. Segundo ele, os profissionais auxiliam a melhorar o ensino de 13 regiões do Rio Grande do Sul que estavam com demandas de urgência. “Com estes professores chegamos a 541 docentes nomeados por concurso no ano de 2017. Estes profissionais ministram aulas de Biologia, Matemática, Dança, Filosofia, entre outras disciplinas”, explicou.
Cenário atual
De acordo com o secretário da Educação, atualmente, a rede pública estadual conta com 67 mil professores em atividade, dos quais 49 mil são efetivos e quase 18 mil são profissionais contratados. Ao todo, a quantidade de alunos chega a 936 mil em todos os níveis de ensino. Inspetores, merendeiras e outros servidores somam quase 20 mil em toda a rede, com 12 mil servidores ativos e 7.200 contratados.
Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom
Mais notícias
- Instituto Caldeira recebe exposição Além das Águas em alusão a um ano das enchentes MAI 2025 1
- Com apoio do governo do Estado, livro reúne fotografias e depoimentos sobre a reconstrução do Estado
- documentário todos nós por todos nós um ano da enchente governo do estado RS
- frame do documentário Todos Nós por Todos Nós