Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Governo inaugura, na Secom, novo espaço multiuso para qualificar a comunicação com a sociedade

Publicação:

52562564497 61b1aaa060 k
“A comunicação pública é fundamental na relação com a sociedade", disse o governador Ranolfo Vieira Júnior - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Foi inaugurada, na manhã do dia 14 de dezembro de 2022, a nova sala multiuso da Secretaria de Comunicação (Secom), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Chamado de R1, o ambiente é equipado com tecnologia e infraestrutura para a realização de videoconferências, gravações e transmissões de alta qualidade, tendo como objetivo a transparência e a prestação de contas e de serviços ao cidadão por meio da informação.

A inauguração contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da secretária de Comunicação, Zete Padilha, de secretários de Estado, e da ex-titular da Secom Tânia Moreira e diretores de grupos de comunicação.  

O governador destacou a importância da comunicação para a democracia e para a aproximação do Estado com o cidadão. “A comunicação pública é fundamental na relação com a sociedade. Prezamos pela boa comunicação e pela prestação de serviço. Com esse avanço em termos de tecnologia, o Estado vai conseguir se comunicar de forma cada vez mais qualificada com os gaúchos, de forma direta ou por meio dos veículos de comunicação, sempre respeitando a liberdade de imprensa, que é um fato basilar da sociedade democrática”, disse Ranolfo. 

52563019281 c052f3a51f k
"Além de favorecer a conexão com veículos e sociedade, temos um espaço para a comunicação interna”, disse a secretária Zete - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Com 65 metros quadrados, a R1 fica no subsolo do Palácio Piratini, onde está instalada a Secom. Por meio do programa Avançar, o governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na qualificação do espaço – incluindo reforma e equipamentos. A sala agora conta com estrutura adequada para transmissões e gravações em alta qualidade e de forma ágil, ampliando o alcance e as possibilidades da comunicação pública na conexão com veículos de imprensa e com a sociedade. 

“Representa um salto em tecnologia e modernização para a comunicação pública no Estado. Será possível realizar coletivas com qualidade de conexão e iluminação, que antes não tínhamos. A sala também oferece toda a estrutura para a realização de entrevistas e reuniões. Todos os anúncios e comunicados do Estado poderão ser realizados daqui de uma forma muito mais ágil e profissional. Além de favorecer a conexão com os veículos de comunicação e a sociedade, teremos também um espaço importante para a comunicação interna”, disse a secretária Zete Padilha. 

52563556463 ef209a9955 k
Titular da Secom, secretária Zete Padilha interagiu com jornalistas que estavam on-line, mostrando a agilidade das conexões - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O local está equipado com iluminação cênica e paredes móveis, que oferecem a possibilidade de uma mudança rápida de ambiente, além de chroma key, que permite a fusão de imagens. Também foi instalado um videowall com seis telas, conectado ao sistema Cisco, com câmeras e áudios integrados, permitindo a conexão em tempo real com qualquer parte do mundo, seja em reunião, curso ou entrevista coletiva com a imprensa.

“As novas tecnologias vieram para facilitar. Hoje o cidadão tem muitos recursos na mão, e é um compromisso da comunicação pública andar nessa mesma batida. Lá na ponta, o cidadão vai receber a informação pública com muito mais agilidade e qualidade, da mesma forma que recebe tantas notícias hoje em dia. A comunicação do  Estado, agora, também entra neste circuito, informando e fazendo a prestação de contas para a população com mais velocidade e profissionalismo”, acrescentou a secretária Zete. 

A R1 começou a ser utilizada para a realização de transmissões on-line ao vivo e videoconferências ainda em 2020, no início da pandemia de covid-19. As lives realizadas pelo então governador Eduardo Leite eram transmitidas pelo Youtube do governo do Estado e atualizavam a população, em primeira mão, e a mídia sobre o panorama da pandemia no Rio Grande do Sul. 

52563303709 26e1f9670f k
"Nesta gestão, tivemos dois governadores que entenderam e valorizaram a comunicação", disse a ex-secretária Tânia Moreira - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Ex-secretária de Comunicação, Tânia Moreira esteve à frente da pasta nesse período e participou do processo de evolução da entrega das informações sobre a pandemia para a população, tendo como norte a responsabilidade, a celeridade e a transparência. Foi dentro deste contexto que o espaço da R1 ganhou relevância e se tornou fundamental na relação do governo com a sociedade gaúcha e com a imprensa da capital, do interior do Estado e de todo o país, como lembrou a ex-secretária.

  
“A sala realmente se tornou o cenário para muitas lives e para o atendimento à imprensa. Ao longo desta gestão, temos dois governadores que entenderam e valorizaram a comunicação. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia. A boa informação salva vidas e, por isso, tivemos todo o cuidado com a divulgação das informações oficiais, tanto no jornalismo como na publicidade. Foi um período de muita tensão, mas nosso trabalho foi feito com total dedicação e comprometimento com a comunicação pública”, disse Tânia Moreira.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul