Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado estreia série de podcasts Diálogo RS

Publicação:

Podcast DiálogosRS 1
Gravação do podcast é no estúdio de rádio da Secom no Palácio Piratini - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Arquivo de áudio na internet que pode ser escutado a qualquer momento, o podcast é o novo canal de comunicação do governo com os gaúchos. O primeiro episódio estreou nesta sexta-feira (21/8). Com o nome Diálogo RS, tem 15 minutos de duração, usando linguagem e abordagem mais leves e didáticas para tratar dos assuntos.

Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), o Diálogo RS será disponibilizado sempre às quintas-feiras no portal de notícias e no canal do governo do Estado no Youtube, além de estar nas plataformas Spotify e Radioweb. Emissoras de rádio também podem reproduzir o conteúdo em sua programação.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, conta que a ideia é seguir aproximando governo e cidadãos. "Somos um governo que se pauta pelo diálogo, e o podcast é mais uma ferramenta para que possamos estar ainda mais perto da população, além de apresentarmos nossas ações", afirma.

Os episódios vão abordar, entre outras pautas, projetos de governo, enfrentamento ao coronavírus, recuperação da economia, entrega e andamento de obras e ações no esporte, na educação, na cultura e na inovação. "O governador também responderá dúvidas enviadas pelo público”, informa a jornalista Maria Helena Ruduit, coordenadora do projeto.

Quem quiser formular questionamentos deve gravar a pergunta em áudio e enviar para o WhatsApp (51) 98451-9070, informando nome e a cidade de onde fala. "O podcast é uma ferramenta de comunicação muito importante neste momento. Pesquisas apontam tendência no aumento de consumo da informação por áudio", acrescenta Maria Helena.

Podcast DiálogosRS 2
A jornalista Nara Sarmento entrevista o governador para o primeiro podcast - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A apresentadora Nara Sarmento destaca que o uso da tecnologia é uma marca deste governo e que o Diálogo RS acompanha essa tendência. “Claro que, com a pandemia, a tecnologia acabou se tornando a principal ferramenta para o contato com a imprensa e a sociedade, mas já era algo frequente. O podcast não é novo, mas no Brasil é um formato que está em crescimento para esse uso institucional”, observa.

As principais características do projeto, para Nara, são uma linguagem descontraída e uma abordagem menos formal dos assuntos. “É uma conversa mais aberta e que resgata o lado mais humano dos projetos, mostra quem se dedica a eles e como influenciam na vida das pessoas. E, claro, não é só para falar de coisas boas, mas também dos problemas e da busca por soluções”, explica.

#inovação

Podcast Inovação 1
Outra estreia é o podcast #inovação, com novidades do mundo da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação em diferentes áreas - Foto: Reprodução

Outra estreia é o podcast #inovação, programa de debates do governo do Estado promovido em parceria pela Secretaria de Comunicação, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e pela Procergs. A proposta é falar das novidades do mundo da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação nas mais diversas áreas.

O programa apresenta um olhar antenado, múltiplo e diverso com convidados que são protagonistas em suas respectivas áreas de atuação. A mesa é constituída por representantes da quádrupla hélice – sociedade, academia, iniciativa privada e governo. A variedade de análises qualifica o debate, principalmente por propor soluções reais e viáveis para as demandas da sociedade a partir da tecnologia e inovação.

Texto e edição: Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul