50 anos da TVE é tema de exposição no MuseCom
Publicação:

No mês em que a TVE celebra meio século de existência, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), promove uma exposição em homenagem à emissora, destacando seu papel social e suas memórias na televisão pública do Estado. A mostra TVE 50 anos será aberta na quarta-feira (27/3), às 13h, no MuseCom (rua dos Andradas, 959 - Centro Histórico, Porto Alegre).
Com entrada gratuita, a exposição estará disponível para visitação de segunda a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30), até 13 de julho. O evento é uma iniciativa do MuseCom, em parceria com a TVE, que é ligada à Secretaria de Comunicação (Secom). O patrocínio é do Banrisul.
"A TVE é reconhecida por sua programação diversificada, que valoriza a cultura regional. Revisitar a história da emissora é reviver o passado do Rio Grande do Sul. Apresentar essa exposição, que destaca os 50 anos de credibilidade e aprimoramento dos conteúdos, nos enche de orgulho", afirma a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
A exposição é dividida em dois pilares: Memórias e Programação. O primeiro destaca momentos importantes na história da TVE e as pessoas envolvidas nessa trajetória, enquanto o eixo Programação apresenta itens dos acervos e cenografia que remetem aos programas da emissora, permitindo que o público vivencie esse universo.
"A relação entre o MuseCom e a TVE tem sido constante nos últimos 50 anos, transcendendo suas missões institucionais no campo da comunicação. A exposição é mais um capítulo dessa parceria", ressalta o diretor do MuseCom, Welington da Silva.
"A TVE evoca nossa memória afetiva com a cultura gaúcha. Ao longo de cinco décadas, construiu uma história de referência para as emissoras públicas brasileiras, sempre próxima de seu público e comprometida com a função social de promoção cultural. Revisitar esse legado é uma oportunidade de reviver memórias e explorar o universo lúdico da TV", comenta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
A proposta da exposição não é narrar minuciosamente os 50 anos da TVE, mas proporcionar ao público uma experiência única, explorando as memórias de forma interativa.
"A ideia da exposição surgiu cerca de um ano atrás. Desde então, equipes do museu e da TVE têm trabalhado para resgatar e contar a história desse período. A TVE é a emissora que mais produziu conteúdo audiovisual no Rio Grande do Sul, e é importante celebrar e compartilhar isso com a sociedade gaúcha, que é a razão de ser da emissora", afirma o diretor da TVE e da FM Cultura, Caio Klein.
A programação da TVE pode ser acompanhada no canal digital 7.1, no streaming do site da emissora e no canal do Youtube.
Texto: Ascom MuseCom
Edição: Felipe Borges/Secom
Mais notícias
- A foto mostra o repórter cinematográfico Luis André Pinto, um homem de barba e óculos, de pé no primeiro plano à direita. Ele veste uma capa de chuva plástica transparente e calça jeans, e está segurando uma câmera profissional com as duas mãos, apontando-a para longe. Ele está em uma área de terreno irregular, com muitas pedras e terra. No fundo, há uma vasta paisagem montanhosa coberta por densa vegetação verde, sob um céu nublado. Duas pessoas de costas são visíveis ao longe, no meio da vegetação. Uma delas veste o colete com faixa laranja da Defesa Civil. A cena retrata um trabalho de campo na região de Caxias do Sul.
- aquece RS
- Prêmio Sema Fepam de Jornalismo 2025
- aquece RS