Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Vídeo que mostra o que fazer em caso de engasgo infantil é o mais visualizado nas redes do governo neste ano

Publicação:

VIDEO DESTAQUE SITE 1
VIDEO DESTAQUE SITE 1

O vídeo que ensina os procedimentos a serem adotados quando uma criança se engasga é o mais visto em 2023, até o momento, nas redes sociais do governo do Estado. No perfil @governo_rs no Instagram, o material de 1 minuto e 40 segundos atingiu a marca de 280 mil visualizações nesta terça-feira (21/3) e soma mais de 10 mil curtidas. O material foi produzido pelo Departamento de Redes Sociais da Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Publicado no sábado (18/3), o vídeo mostra o caso real de um bebê de 11 dias que se engasgou e foi salvo após manobras realizadas pelo soldado Alexandre Friderichs, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, em São Leopoldo. O caso aconteceu em janeiro. A família ficou desesperada e buscou ajuda no quartel, e o soldado, que estava de serviço naquela madrugada, adotou as técnicas adequadas e conseguiu reanimar a criança.

Além de mostrar a gravação do ocorrido feita por uma câmera de segurança, o vídeo produzido para as redes sociais apresenta a soldado Laiza Koch usando um boneco a fim de explicar como se realizam as manobras para desengasgar. Ela fez em um passo a passo para simular a técnica. “Mesmo que você consiga desobstruir sozinho as vias aéreas da criança, é importante procurar um serviço médico”, ressaltou.

Só no primeiro trimestre de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu 16 ocorrências, o que equivale a mais da metade (51,6%) do total de chamados de 2022, quando houve 31 atendimentos. Foi este dado que chamou a atenção da equipe de redes sociais do governo para a produção de um conteúdo educativo para situações de emergência.

“Buscamos sempre assuntos importantes para a população e que possam ajudar as pessoas no seu dia a dia. Verificamos que é bastante comum essas ocorrências com bebê engasgado e as pessoas não estão preparadas para lidar com a situação. E, com esse conhecimento, podem salvar a vida de um familiar ou de outra criança”, destacou o diretor de Redes Sociais da Secom, Guilherme Hamm.

Com o intuito de fazer o conteúdo chegar ao maior número de pessoas possível, a equipe de redes sociais analisou o melhor momento para a publicação especial. “Escolhemos divulgar no sábado porque, durante a semana, as pessoas estão na correria do dia a dia e às vezes não têm tempo para assistir um vídeo mais extenso com esse passo a passo”, disse Hamm.

O material teve produção de Dado Nogueira, imagens de Luís André e edição de vídeo de Jones Mattos.

Confira o vídeo!

Como fazer as manobras

O processo envolve manobras específicas e exige alguns cuidados. Embora se trate de uma situação delicada, a primeira dica é manter a calma. 

1)      Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço, mantendo a cabeça um pouco mais inclinada para baixo.

2)      Com a palma da mão, dê cinco tapas no meio das costas, empurrando para a frente.

3)      Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue, com dois dedos, mais cinco compressões entre os mamilos. Por se tratar de um bebê, a força aplicada deve ser moderada. A manobra deve ser realizada até que a criança chore, consiga expelir o que está obstruindo a respiração ou até a chegada do serviço de emergência.

Nesses casos, além do telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar, podem ser acionados os serviços de emergência da Brigada Militar (190) e do Samu (192).

 

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul