TVE se consolida como emissora oficial do Carnaval de Porto Alegre
Publicação:
A TVE entrou no ritmo do samba e transmitiu, ao vivo, na sexta-feira (23/2) e no sábado (24/2), o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, séries Ouro e Prata. Emissora oficial do evento, a TVE possibilitou que milhares de telespectadores sentissem a animação do Complexo Cultural do Porto Seco, zona norte da capital. Vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom), a emissora vem se consolidando como a única televisão de sinal aberto a exibir o evento ao vivo.
A transmissão mobilizou mais de 80 profissionais e contou com uma estrutura especial para realizar a cobertura completa dos desfiles. O estúdio da emissora foi instalado no fim da passarela, onde apresentadores e comentaristas fizeram a narração do evento. Além de entreter, a transmissão contribuiu para promover a cultura local e celebrar um pouco mais o Carnaval de Porto Alegre.
À medida que as escolas passavam pela avenida, os narradores apresentavam as principais informações sobre enredo, fantasias, carros alegóricos e história de cada agremiação. Ao final de cada desfile, os carnavalescos de cada escola eram levados ao estúdio para serem entrevistados ao vivo.
Nada passou despercebido no corredor da folia. Além das atrações de maior destaque, questões de diversidade e inclusão também receberam atenção. A TVE procurou mostrar, por exemplo, a participação de pessoas com deficiência, que também foram incluídas na festa.
A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, que também desfilou no carnaval deste ano, comentou a participação do Estado no evento e a importância da transmissão pela TVE. “É muito importante que uma TV pública ofereça esse acesso à cultura. O alcance do carnaval se torna muito maior e quem está longe também consegue curtir a festa. Os registros históricos do carnaval são outro fator relevante, porque marcam um determinado período, por isso, a presença da TVE também busca gravar essa memória para a posteridade”, ressaltou.
“Este trabalho amplia a visibilidade do carnaval e presta um serviço à sociedade gaúcha”, reforçou o diretor da TVE, Caio Klein. Ele descreveu, ainda, toda a estrutura que foi preparada para a veiculação. “Estamos com uma grande estrutura: unidade móvel, estúdio, dez câmeras, drone, grua e uma câmera que entra dentro da bateria para captar os detalhes. O trabalho de reportagem também é muito importante, atuando na largada e na dispersão, culminando com as entrevistas, que trazem os destaques de cada escola, complementando a transmissão”, detalhou.
Além dos profissionais escalados para a avenida, técnicos também trabalharam na sede da emissora, preparando materiais para os telejornais e programas da TVE que serão exibidos ao longo desta semana.
A cobertura da TVE foi realizada em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e contou também com o apoio de empresas parceiras.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Mais notícias
- A imagem mostra cinco pessoas em pé em um palco, posando para a foto. A mulher no centro segura um troféu.
- Dois homens em trajes sociais falam ao microfone no palco do evento. Ao fundo, painel colorido com silhuetas e texto sobre governo do Rio Grande do Sul. Cena formal e pública.
- Esta é uma fotografia de três pessoas, dois homens e uma mulher, em pé em um ambiente interno, segurando uma grande bandeira do Rio Grande do Sul. A bandeira, que domina o centro da imagem, é verde, vermelha e amarela, com o brasão do estado no meio. Os três sorriem e olham para a câmera. À esquerda, uma mulher de cabelo loiro, usando um suéter escuro sobre uma camisa branca e uma saia xadrez cinza, segura a bandeira. No centro, um homem com um boné preto e uma camiseta preta (o skatista Sandro Dias), também sorri e segura a bandeira. À direita, um homem calvo, de terno preto e gravata, segura a bandeira com uma mão e um microfone com a outra, como se estivesse prestes a falar. O fundo é uma parede de concreto aparente e um teto com vigas e um ar-condicionado visíveis. No canto superior esquerdo, há um banner vertical da Red Bull. A luz natural entra pelas janelas no fundo.
- A imagem mostra uma sala de informática com diversas pessoas sentadas em frente a computadores, utilizando-os. A sala tem piso de concreto, iluminação fluorescente e grandes janelas ao fundo que permitem ver o exterior, onde há movimento de pessoas. Há cerca de 15 pessoas na sala, distribuídas em torno de mesas encostadas nas paredes, com monitores, teclados e outros equipamentos. À direita, há um grande painel na parede com a palavra "Expointer" e uma imagem de uma pessoa no campo, sugerindo que o local está relacionado ao evento agrícola Expointer. As pessoas parecem concentradas em suas atividades, indicando um ambiente de trabalho ou cobertura jornalística do evento. Se precisar de uma descrição mais detalhada (por exemplo, de vestimentas, posições ou atividades específicas), posso complementar.