Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

TVE implanta recurso de acessibilidade para legenda oculta na programação

Publicação:

card mostra recortes das notícias
Notícia foi publicada pelo jornal Correio do Povo e pelo site Coletiva.net

A TVE, emissora pública administrada pelo Departamento de Radiodifusão e Audiovisual da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), implantou mais uma ferramenta importante com o intuito de se tornar ainda mais inclusiva e acessível: o recurso de Closed Caption (CC). Na sexta-feira (17/3), entrou no ar o primeiro jornal Redação TVE com a possibilidade de ativação de legenda oculta.

“Essa ação é um passo importante para fortalecer a inclusão”, destacou a Secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira.

A implantação do projeto pela equipe de engenharia do departamento (DRA) faz parte do Avançar na Comunicação do Governo do Estado, lançado em fevereiro de 2022, e atende à lei de acessibilidade nº 10.098/2000.

“Investimos mais R$ 177 mil na aquisição de um sistema que faz o reconhecimento do áudio que está sendo exibido pela TV. Transcreve para a legenda oculta, que geralmente chamamos de Closed Caption, e vai junto com o sinal que a gente emite no ar. Em casa, a pessoa escolhe se quer colocar a legenda”, afirmou o diretor da TVE, Caio Klein.

O sistema ainda está em ajustes e, nas próximas semanas, a equipe técnica terá treinamento com foco no sistema. Também com recursos do Avançar, está em processo licitatório, o sistema de audiodescrição, narração verbal do conteúdo para pessoas cegas ou com baixa visão. A implantação deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O canal da emissora pública no sistema digital é o 7.1. A transmissão também está disponível no site da TVE.

 

Como ativar a legenda na TV?

O método para ativar ou tirar legenda oculta da TV varia conforme o fabricante e modelo do aparelho. Confira as configurações do seu aparelho ou controle remoto. O mais comum é haver a opção “Closed Caption”, identificada como “CC” ou acessibilidade.

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul