Secretários de Estado são homenageados com a Medalha Tiradentes da Polícia Civil

20102021 FDV 7304
Homenageados: deputado Gabriel Souza, secretária Tânia e secretário Artur com a delegada Nadine Anflor e o delegado Fábio Lopes - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (20/10), na Assembleia Legislativa, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, receberam a distinção máxima conferida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul: a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecida como Medalha Tiradentes. O presidente do parlamento estadual, deputado Gabriel Souza, também foi agraciado com a homenagem.

A Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Polícia Civil gaúcha, é entregue a pessoas ou entidades que prestaram relevantes serviços à causa da corporação. O nome da medalha rememora o Mártir da Independência e Patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil, sendo modelo de policial com profundo comprometimento com a causa, hoje convertida na Segurança Pública por meio da Polícia Civil.

20102021 FDV 7309
Secretária Tânia Moreira, com a delegada Nadine, agradeceu a honraria em nome dos demais colegas da área - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em seu discurso, o secretário-chefe da Casa Civil saudou o trabalho realizado pela Polícia Civil e agradeceu a deferência da honraria recebida pela chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. “Podem ter certeza que não pouparei esforços para que a Polícia Civil e segurança do Rio Grande do Sul avancem ainda mais”, disse Artur Lemos.

A secretária de Comunicação agradeceu a honraria em nome dos demais colegas da área. “É uma honra receber essa medalha e saber que de alguma forma conseguimos contribuir com esta instituição e é uma honra redobrada recebê-la de uma mulher”, afirmou Tânia.

A delegada Nadine Anflor explicou que a Medalha Tiradentes é simbólica, mas representa a gratidão ao trabalho dos homenageados. “Essa é a maior honraria que a Policia Civil tem para homenagear pessoas que de alguma forma contribuíram com o trabalho da instituição e dos policiais civil”, justificou.

20102021 FDV 7163
Além das medalhas, homenageados receberam moeda comemorativa pelos 180 anos da Polícia Civil - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Além da medalha, os homenageados receberam uma moeda comemorativa pelos 180 anos da Polícia Civil gaúcha, aniversário que será comemorado em 3 de dezembro. O subchefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, também participou da solenidade.

No dia 7 de outubro, nove personalidades receberam a Medalha Tiradentes em cerimônia no Palácio da Polícia. Em razão de integrarem comitiva de missão internacional do Estado à Europa na data, os secretários e o deputado não puderam participar na ocasião.

Texto: Gabriela Brands/Ascom Casa Civil