Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Secretaria de Comunicação é premiada por atuação nas redes sociais e combate a fake news durante as enchentes de 2024

A entrega da 3ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública ocorreu na terça-feira (29/4) em Florianópolis (SC)

Publicação:

Foto posada do diretor de Redes da Secom segurando o prêmio recebido.
O diretor de Redes Sociais, Guilherme Hamm, participou da premiação e recebeu a estatueta em nome da Secom - Foto: Divulgação Media Gov

O governo do Estado conquistou o primeiro lugar na categoria Xô Fake News, na 3ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, promovido pela plataforma Social Media Gov. A premiação, que ocorreu em Florianópolis, capital de Santa Catarina, na tarde de terça-feira (29/4), contou com a participação de representantes de órgãos públicos de todo o país.

Administradas pela Secretaria de Comunicação (Secom), as redes sociais do Executivo gaúcho foram reconhecidas pelo case de combate à desinformação no período das enchentes severas de maio de 2024. Na categoria, o governo gaúcho concorreu com outros cinco finalistas: o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Em maio de 2024, a Secom criou uma força-tarefa de checagem e contestação de notícias falsas (fake news), com foco na publicação de matérias jornalísticas e publicações nas mídias digitais. O trabalho envolveu o Núcleo de Combate à Desinformação, vinculado ao Gabinete de Crise de Comunicação, instituído pela pasta. O serviço contou com a colaboração de agências de checagem (fact-checking) e da empresa Meta, proprietária do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. O governo também atuou em conjunto com a Polícia Civil e o MPRS, para investigar e punir os responsáveis pela disseminação de informações falsas.

O diretor de Redes Sociais da Secom, Guilherme Hamm, participou da premiação e recebeu a estatueta em nome de toda a equipe. “O trabalho de combate à desinformação foi fundamental no período das enchentes. Era necessário fornecer notícias confiáveis à população e apontar informações falsas, disseminadas com o propósito de causar confusão e atrapalhar as ações emergenciais do governo. Esse prêmio valoriza a atuação da comunicação pública e mostra que estamos no caminho certo, prestando um serviço de qualidade à sociedade. Temos trabalhado para aproximar o governo da população, buscando fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Durante o evento, a Secom também recebeu um certificado de reconhecimento em razão de o Executivo gaúcho ter registrado, entre os governos estaduais, o maior número de interações nas redes sociais em 2024, dado que reforça a relevância das estratégias de comunicação pública adotadas durante a calamidade.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul