Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Oficina para jornalistas aborda o modelo do Distanciamento Controlado

Publicação:

49993136391 858e4b0f29 k
Participaram profissionais de veículos e assessores de comunicação de secretarias do governo do RS - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, deu continuidade, nesta quarta-feira (10/6), à rodada de conversas e oficinas com profissionais da área sobre o Distanciamento Controlado. O modelo, implementado há um mês, é inovador e inédito no Brasil. Ele prevê níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que variam conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde.

A oficina, realizada das 18h30 às 20h30, contou com a participação das secretárias Tânia Moreira (Comunicação) e Arita Bergmann (Saúde), da coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos, e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, que ficaram à disposição para responder às perguntas de jornalistas. A intenção do espaço é esclarecer dúvidas e explicar o funcionamento do modelo, de modo a ampliar o entendimento sobre o Distanciamento Controlado.

"Organizamos essa oficina com o objetivo de ouvir os repórteres. Quanto mais souberem a respeito do modelo, mais poderão ajudar o cidadão a compreender as regras. O Distanciamento Controlado é um pacto com a sociedade, e é importante que todos se sintam estimulados a cuidar de si e dos outros, respeitando os protocolos", explicou a secretária Tânia.

Depois de uma breve explanação de cada um dos integrantes do governo, os jornalistas puderam fazer perguntas. Para participar da oficina, bastava o profissional se inscrever.

"A imprensa tem esse papel cívico de fazer as informações circularem, e a vemos como parceira no combate ao coronavírus. O modelo que criamos é uma alternativa para convivermos com essa pandemia, sem restrições extremas e sem propagação descontrolada do vírus. A principal estratégia do nosso modelo é a preservação à vida, e o governador Eduardo Leite reforça muito esse ponto", ressaltou a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

A participação na oficina foi estendida aos assessores de comunicação de todas as secretarias do governo do Estado, no sentido de alinhar o entendimento a respeito do Distanciamento Controlado.

00:00:00/00:00:00

Governo do Estado promove oficina on-line com a imprensa sobre o modelo de Distanciamento Controlado

Secom Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul