Estado lança campanha de doação de órgãos e tecidos O Amor Vive durante espetáculo no Mirage Circus

O ator Marcos Frota é o embaixador da campanha "O amor vive"
O ator Marcos Frota é o embaixador da campanha "O amor vive" - Foto: Gustavo Mansur

A magia do circo e a alegria da arte circense propiciaram o cenário perfeito para falar de amor, solidariedade e empatia. Para despertar a atenção do público para a causa da doação de órgãos e tecidos, o governo do Estado lançou, na tarde desta segunda-feira (28/8), no Mirage Circus, em Porto Alegre, a campanha O Amor Vive. A campanha nasceu no meio do picadeiro, lembrando que o maior espetáculo é o da vida. Com cores e luzes vibrantes, o cenário de encantamento e fantasias lançou holofotes sobre uma poderosa mensagem de humanidade.

Além de autoridades do Poder Executivo, também participaram do lançamento representantes do Legislativo, do Judiciário e da Defe - Foto: Rodrigo Ziebell

O evento contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, das secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e de Comunicação, Tânia Moreira, e do proprietário da casa, o ator Marcos Frota. Além de autoridades do Poder Executivo, também participaram do lançamento representantes do Legislativo, do Judiciário e da Defensoria Pública do Estado.

O vice-governador Gabriel Souza destacou a importância da união dos Poderes em benefício da causa. “Esta é uma pauta de todos nós e, com esta campanha, esperamos que mais gaúchos informem a sua vontade aos seus familiares, garantindo mais uma chance a quem está na fila de espera por um transplante”, afirmou.

Parceiro e apoiador da ação, Marcos Frota foi designado embaixador da campanha. Em temporada na capital gaúcha, o Mirage Circus ofereceu uma sessão extra e gratuita, na tarde desta segunda, para que a campanha fosse lançada. Com a casa cheia, a tenda do circo ficou pequena para tanto entusiasmo. Entre acrobacias e malabarismos, shows de palhaços e trapezistas, as atrações envolveram a plateia, arrancaram gargalhadas e proporcionaram muita diversão.

O evento contou com espetáculo do circo Mirage.
O evento contou com espetáculo do circo Mirage. - Foto: Gustavo Mansur

“Queremos diminuir a fila de espera por transplantes no país inteiro. Nasce em Porto Alegre essa campanha de solidariedade. O amor vive e pulsa e precisa estar presente mais do que nunca”, ressaltou Frota.

O vice-governador Gabriel Souza manifestou a gratidão do governo do Estado ao artista. “Nosso muito obrigado pelo empréstimo da sua imagem, de forma totalmente voluntária, para este movimento pela vida", disse Gabriel.

A secretaria Tânia apresentou o vídeo da campanha que será veiculado em televisão e redes sociais - Foto: Gustavo Mansur

A secretaria Tânia apresentou o vídeo da campanha que será veiculado em televisão e redes sociais e também manifestou seu agradecimento: "Eu preciso fazer alguns agradecimentos a todos que doaram o seu tempo e o seu trabalho para ajudar na conscientização e no aumento do número de doadores".

A Campanha "O amor vive" teve como parceiros a Agência Matriz, a produtora Mythago, a Radioativa e os veículos de comunicação.

A secretária Arita falou sobre o propósito da campanha. "Se quisermos falar de amor, temos que falar de doação de órgãos. Queremos diminuir a angústia das pessoas em lista de espera", afirmou.

A ocasião reuniu pacientes transplantados, pessoas que se encontram na lista de espera e outros convidados envolvidos com a causa, como o médico Fernando Luchese e a presidente da Associação Nacional de Pré e Pós-Transplantados, Maríndia Lahm.

O Amor Vive

O lançamento da campanha O Amor Vive abre as celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à temática. A data de 27 de setembro marca, anualmente, o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

A iniciativa do Estado visa mobilizar a sociedade, ampliar a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de órgãos e tecidos, na busca pela diminuição da lista de espera por transplantes.

A campanha também reforça a importância de que aqueles que desejam se tornar doadores após a morte devem conversar com seus familiares sobre o assunto e deixarem clara a intenção de realizar esse gesto solidário.

Campanha nas mídias

A campanha O Amor Vive será veiculada em televisão e redes sociais. Além de um vídeo gravado com o ator Marcos Frota, que participou sem a cobrança de cachê, serão divulgados cards para conscientização da população sobre o tema. A ideia é que as entidades parceiras também possam compartilhar e divulgar o conteúdo até depois do mês de setembro, quando a temática é trabalhada nacionalmente.

Lista de Espera

O Estado tem hoje mais de 2.700 pessoas aguardando um transplante. Atualmente, 1.307 estão na lista para receberem um novo rim. Em segundo lugar vem o transplantes de córneas, com 1.202 pessoas na fila de espera.

Texto: Juliana Dias/Secom

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom