Crise propõe mudança de mentalidade para Estado inovar, diz Benvegnú
Publicação:
O cenário contemporâneo gaúcho passa por mudanças constantes que contribuem para iniciativas inovadoras em empresas públicas e privadas. A necessidade de transformação de paradigmas foi salientada pelo secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, ao participar do programa #Inovação, da Companhia de Processamento de Dados (Procergs), transmitido pela Rádio Web Piratini nessa terça-feira (26). "A crise vivida no Estado é pedagógica e nos mostra que a mentalidade que tínhamos até aqui não pode mais continuar. Nós somos obrigados a mudar", destacou.
Para Benvegnú, entender como funciona o fenômeno da inovação é o principal desafio político do Rio Grande do Sul atualmente. "Quando a gente fala de inovação, o assunto logo nos remete à tecnologia, mas é muito mais do que isso. Gosto de chamar de cultura da transformação. É uma postura de abertura intelectual e de aceitação da mudança", complementou.
Com experiências em visita passada ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde há um dos maiores polos de tecnologia do mundo, Busatto chamou a atenção para a importância de se diversificar a economia do Estado como contribuição à cultura da inovação e ao empreendedorismo. "Tenho percebido que, diante da crise, a sociedade civil está se organizando e há uma mudança de mentalidade. Não teremos inovação se não existir um ambiente favorável para isso", ressaltou.
Kruse disse que busca, sempre que possível, incentivar eventos que promovam a inovação em empresas porto-alegrenses. "Todos buscamos uma conexão para criar esse ambiente inovador e buscar líderes que pensam no todo", concluiu.
Sobre o programa
O #Inovação é produzido semanalmente pela Secom e veiculado pela Rádio Web Piratini em parceria com a Procergs. A apresentação é da vice-presidente da companhia, Deborah Villela. Vinculado ao eixo comunicação do Programa Estratégico de Inovação da Procergs (InPRO), tem formato de mesa-redonda e discute a aplicação da inovação na sociedade em diferentes esferas.
Confira outras edições do programa.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Mais notícias
- A foto mostra o repórter cinematográfico Luis André Pinto, um homem de barba e óculos, de pé no primeiro plano à direita. Ele veste uma capa de chuva plástica transparente e calça jeans, e está segurando uma câmera profissional com as duas mãos, apontando-a para longe. Ele está em uma área de terreno irregular, com muitas pedras e terra. No fundo, há uma vasta paisagem montanhosa coberta por densa vegetação verde, sob um céu nublado. Duas pessoas de costas são visíveis ao longe, no meio da vegetação. Uma delas veste o colete com faixa laranja da Defesa Civil. A cena retrata um trabalho de campo na região de Caxias do Sul.
- aquece RS
- Prêmio Sema Fepam de Jornalismo 2025
- aquece RS