Pandemia exigiu aprimoramento de estratégias de comunicação em 2020

49993136391 858e4b0f29 k
Em razão de restrições impostas pela pandemia, contato com jornalistas se fortaleceu pelo meio virtual - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo

Em um ano desafiador no que diz respeito às estratégias de comunicação, o governo do Estado manteve o compromisso de transparência ao longo de 2020. Com o surgimento de uma doença até então desconhecida, que exigiu ação imediata de todos os países, o contato direto com a imprensa, responsável por esclarecer e informar a população, se tornou ainda mais crucial, o que demandou aprimoramento das estratégias de comunicação.

É o que reforça a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, em balanço sobre 2020. “Foi um ano muito difícil. Falando em especial sobre comunicação, confirmamos a força da nossa área quando feita com responsabilidade e seriedade”, acrescenta.

Além de destacar a importância do papel dos veículos de comunicação especialmente em meio à crise sanitária, a secretária agradeceu aos jornalistas por terem acompanhado e divulgado as ações do governo do Estado. “A imprensa não é inimiga de ninguém quando se entende o seu verdadeiro papel na democracia”, enfatiza.

Tânia também fez um reconhecimento aos colegas que atuam na comunicação de todas as pastas do governo do Estado, em especial aos profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom).

Atuação da Secom no ano

Responsável pela divulgação das medidas tomadas pelo governo do Estado de modo geral, e também durante o enfrentamento da pandemia de coronavírus, a Secom atuou em diversas frentes, sempre com o objetivo de levar o maior número de informações possíveis ao povo gaúcho.

50383057568 590a40f1b6 k
Em transmissões ao vivo organizadas pela Secom, governador Leite informou jornalistas e população sobre combate ao coronavírus - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Arquivo

Assim que os primeiros casos de coronavírus começaram a ser registrados no RS, em março, o governador Eduardo Leite passou a fazer transmissões diárias ao vivo nas redes sociais para atualização e esclarecimento sobre o assunto. De março até 21 de maio, as lives foram diárias. A partir de maio, estabeleceu-se a dinâmica de duas transmissões ao vivo semanais, sempre às segundas e às quintas-feiras. No final de agosto, as lives passaram a ser semanais. Essa periodicidade foi mantida até o final de setembro.

Jornalistas de todos os veículos de comunicação tiveram oportunidade de fazer perguntas ao final de cada transmissão. Devido às restrições impostas pelo coronavírus, a realização de coletivas de imprensa presenciais teve de ser suspensa, e foi substituída pela coletiva virtual.

As perguntas eram – e ainda são, quando ocorrem lives – enviadas pelos repórteres em um grupo de Whatsapp, criado no dia 19 de março, e são lidas e respondidas pelo governador e demais participantes, como a secretária da Saúde, Arita Bergmann. O grupo, ainda ativo, tem 256 participantes – jornalistas de todas as regiões do Estado e de veículos nacionais.

Agora, a Secom organiza as transmissões conforme necessário, quando há algum anúncio ou necessidade de diálogo maior com a imprensa sobre o assunto.

A Secom também produziu uma ampla variedade de materiais sobre o assunto, em especial quando da implantação do modelo de Distanciamento Controlado.

Confira alguns dos materiais:

Distanciameto card1
Série em vídeo sobre o Distanciamento Controlado termina o ano com 14 episódios no ar

• Série de vídeos sobre Distanciamento Controlado: 14 episódios (até dezembro deste ano) que explicam tudo o que é necessário saber sobre o modelo. O público-alvo é a imprensa e também a população, por isso, há uso de linguagem clara, didática e informal.

• Podcast semanal Diálogo RS: série de entrevistas em áudio, cujos episódios são publicados sempre às quintas-feiras, sobre assuntos diversos. De agosto a dezembro, foram veiculados 20 episódios, dos quais quatro são sobre a Reforma Tributária e três sobre o coronavírus e temas relacionados ao enfrentamento à doença.

• Série de programetes diários de rádio, enviados para o interior do Estado sobre o coronavírus, também produzidos pelo Núcleo de Áudio e Vídeo da Secom.

Newsletter Coronavírus reprodução1
Newsletter distribuída no fim da tarde com o conteúdo produzido durante o dia sobre o enfrentamento à Covid-19

• Oficina para jornalistas sobre o modelo de Distanciamento Controlado: secretários diretamente envolvidos na elaboração e na execução do modelo ficaram à disposição por duas horas para interagir diretamente com os jornalistas, respondendo dúvidas por meio de videoconferência. A participação na oficina foi estendida aos assessores de comunicação de todas as secretarias do governo do Estado.

• Newsletter diária, enviada ao mailing da imprensa, sobre ações de combate ao coronavírus.

• Criação de grupos regionais de Whatspp com intuito de divulgar e dar ênfase às ações locais.

• Ações de comunicação para a proposta de reforma tributária (cartilha informativa, série de vídeos, entrevista e drops com o governador, live especial).

• Transmissões on-line de lançamentos, projetos e anúncios de governo.

Texto: Suzy Scarton