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Nova plataforma digital aproxima cidadão dos serviços do Estado

Portal rs.gov.br unifica serviços digitais

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Secretária de Comunicação, Tânia Moreira destacou que portal torna processos mais didáticos, facilitando acesso à informação - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

A comunicação entre o morador do Rio Grande do Sul e o governo estadual se tornou mais próxima e ágil. O Executivo lançou na quarta-feira (6/11) o rs.gov.br – portal que unifica todos os serviços digitais oferecidos pelo Estado. A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini.

A nova plataforma, de acordo com o governador Eduardo Leite, obedece ao conceito de governo digital, baseado em algumas premissas. “Não podemos meramente reproduzir a burocracia analógica no digital. O digital é uma oportunidade de desburocratizar e de retirar os tantos balcões pelos quais o cidadão precisa passar para ter acesso a algum serviço”, disse Leite. “A vida é acelerada, e o governo acabou ficando para trás. Essa plataforma oferece serviços na velocidade da vida dos gaúchos”, acrescentou.

Também estiveram presentes secretários e diretores de órgãos envolvidas diretamente nesta primeira fase do portal. A secretária de Comunicaçção, Tânia Moreira, destacou que a plataforma traz transparência aos processos do Estado.

“Somos um governo transparente, que respeita o direito à informação. Também acreditamos na simplificação do Estado, dando uma prova de que queremos ser compreendidos e de forma didática. Essa plataforma conversa diretamente com a comunicação nesse sentido”, afirmou.

O portal é a entrada para informações e serviços do Estado e centraliza 95 funcionalidades em um endereço eletrônico. O nome, de fácil entendimento, remete a todo canal governamental do RS. Além disso, funciona de modo responsivo – pode ser utilizado em qualquer dispositivo, como celular, tablet ou computador.

O site apresenta layout intuitivo e didático, de fácil acesso e com diversas funcionalidades. Nele, o usuário encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas. Além de disponibilizar em uma mesma plataforma a carta de serviços digitais do governo, o portal apresenta mais novidades: oito serviços inéditos.

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Portal é a entrada para informações e serviços do Estado: centraliza 95 funcionalidades em um endereço eletrônico - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Oito serviços são novidades no site

– Consulta da Situação de Perícias em Veículos (do Instituto-Geral de Perícias).
 Apresentação Virtual do Condutor (Detran RS).
 Guia Eletrônica de Pagamento para a Retirada de Veículo em Depósito (Detran RS).
 CRLV Digital (Detran RS).
 .Escola RS (Secretaria da Educação).
 Chamar192 – Samu (Secretaria da Saúde).
 Gestão de Sistemas Sociais (Secretaria de Trabalho e Assistência Social).
 Alerta de Furto e Roubo (Secretaria da Segurança Pública).

O novo portal foi elaborado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) com apoio das vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

“Mais do que um portal unificado, trata-se de um conceito de ressignificação da relação do Estado com todo cidadão gaúcho por meio da transformação digital”, disse Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica.

A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Hoje, segundo levantamento preliminar, dos 243 serviços existentes, 95 estão digitalizados.

Texto: SGGE, EDP e Secom
Edição: Secom

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