Dia do Desafio movimenta RS e coleta doações para Campanha do Agasalho

dia do desafio campanha agasalho
Campanha do Agasalho teve postos de coleta no Dia do Desafio - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Dia do Desafio está movimentando 485 municípios do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29/5). A ação existe em cidades de todo o continente americano e busca estimular a prática de exercícios físicos por pelo menos 15 minutos ao dia. Além das atividades fixas em espaços públicos, profissionais de educação física do Serviço Social do Comércio (SescRS) estão passando por escolas e empresas para orientar quem quer começar a se mexer.

No Estado, durante o evento é possível exercitar a solidariedade além do físico. Em todas as cidades participantes há postos de coleta da Campanha do Agasalho 2019. Em Porto Alegre, um espaço para a doação de peças foi instalado no Largo Glênio Peres, no Centro, onde o Sesc promove atividades como arena de lutas, chute a gol e espaço de dança até as 18h.

“A ideia do dia é que a pessoa quebre a rotina e dê o primeiro passo para sair do sedentarismo e levar uma vida mais saudável. Muita gente está participando, e com a Campanha do Agasalho aqui o pessoal vê o outro doando e traz uma doação também”, contou o agente de cultura e lazer do Sesc, Helio Silva, que esta na coordenação de atividades no Centro.

A Campanha do Agasalho do Estado foi lançada no dia 9 de maio e já arrecadou 26 mil peças de roupa, de acordo com a Defesa Civil. “A arrecadação está muito boa, com números surpreendentes. Nesta mesma época no ano passado, ainda não havíamos iniciado a distribuição para os municípios. Neste ano, seis cidades já foram chamadas para buscar as roupas, em função do adiantamento da campanha”, disse o tenente Marcelo da Silva, chefe da Central de Doações.

As cidades que já receberam os donativos são Bom Progresso, Sede Nova, Ivorá, Capela de Santana, Pontão e Herveiras. Nesta semana, Herval Seco, Estrela Velha e Capão Bonito retirarão peças doadas. Apesar do bom andamento das doações, a Defesa Civil aponta que ainda há pouca entrega de roupas infantis, justamente as mais necessárias, e de alimentos não perecíveis, que também podem ser doados.

A Campanha do Agasalho 2019 é uma realização do governo estadual em parceria com SescRS, Zaffari, Farmácias São João, Sindilojas Porto Alegre, Sindifisco-RS, Assosindico-RS, 99 Pop e GM.

Postos de coleta

• Central de Doações do Estado (Av. Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre)
• Todos os quartéis da Brigada Militar
• Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros
• Coordenadorias Regionais da Defesa Civil: Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana
• Todas as prefeituras
• Supermercados Zaffari
• Farmácias São João
• Unidades do Sesc

Quem quiser doar e não tiver como transportar as roupas, pode pedir um carro pelo aplicativo 99 Pop, um dos parceiros do Estado na campanha, usar o código “agasalho99” e ganhar 20% de desconto na ida até o local de doação e também na volta.
Texto: Thamíris Mondin
Edição: Vitor Necchi/Secom